Todas somos a Alice!


Todas temos poder…. Todas somos Rainhas! Todas somos Alices!

O importante é saber que tipo de rainhas é que somos…. Somos Rainhas Vermelhas ou Rainhas Brancas?

Mas para responder temos que resgatar a nossa Alice interna…..

Todas devem recordar-se dos contos da Alice nos Pais das Maravilhas (1865) e Alice do outro lado do espelho (1871), nas histórias habitam duas rainhas: a Rainha Vermelha ou de Copas e a Rainha Branca que para mim representam muito bem a Rainha como arquétipo e nos permite observar a sua dualidade no nosso interior.

A Rainha Branca simboliza o nosso lado luminoso e radiante, este lado que emerge quando a nossa rainha interior é uma boa conselheira e procura a bondade. A Rainha Vermelha simboliza o nosso lado sombrio, o lado que emerge quando a nossa rainha interna cai nas armadilhas do poder do ego, tornando-a numa soberana que procura dominar e tiranizar. Ambas habitam no Pais das Maravilhas, esse Pais que existe no interior da Alice, no interior de cada uma de nós.

 WONDERLAND é na verdade, o mundo subterrâneo:
 Underland!

Ou seja: O Mundo da Fantasia é o nosso Mundo Inconsciente ou Subconsciente… onde fica soterrada a nossa consciência, a nossa essência…. O nosso Feminino Sagrado.

Somos uma espécie de Alice do Pais das Maravilhas e temos de decidir do lado de que rainha queremos estar. Para fazê-lo, tal como a Alice, temos de procurar no nosso interior o nosso “Ser Essencial” e separa-lo do “ser” que representa o nosso lado egoísta e egocêntrico de percepcionar-nos e percepcionar o que nos rodeia. Enquanto o “Ser Essencial” nos mostra oCaminho do Feminino, a voz da alma e o nosso lado receptivo e altruísta.
Esta viagem interior é a viagem de descoberta de nós como Mulheres, é uma viagem difícil pois temos que enfrentar-nos aos monstros que obstaculizam a entrada para o nosso “Ser Essencial”: O monstro da dúvida, o monstro do medo, o monstro das ambivalências internas, o monstro zangado, o monstro ciumento…. Eles são enormes e o seu tamanho não nos deixa ver o caminho, não nos deixa ver os nossos aliados nesta viagem ou a forma como transformar estes monstros em companheiros/aliados para esquivar as armadilhas. Mas nós somos Mulheres… Alices adultas que temos tudo aquilo que precisamos para dar o salto para o próximo nível: a liberdade de Ser, o reconhecimento de nós mesmas como mulheres e da relação do ser mulher completa com a vida. Resgatando a nossa feminilidade que nunca nos impediu de ser capazes e libertas. Para poder avançar ainda mias, temos de nos libertar das correntes internas que nos seguram e entrar no País das Maravilhas.

 

As nossas qualidades, os nossos dons são as forças de vida que nos permitem avançar e ganhar a batalha as nossas DUALIDADES INTERNAS.

A heroína atravessa a meia-luz… quando a mulher… tu mulher superas os limites da tua própria realidade anterior, algo te convida a ir mais além da segurança do já conhecido.
Quando a heroína ultrapassar a penumbra, reúne-se com os seus aliados e enfrenta-se com os seus adversários e começa afrontar as provas do caminho….
Nos primeiros anos como Mulheres adultas as provas são exteriores, apresentam-se de forma exterior (encontrar o seu desenvolvimento e afirmação laboral, curso superior, bom emprego, relações amorosas, estabilidade económica…) e aqui surge o primeiro adversário: Uma voz interior que diz “É bom jogar pelo seguro”, quando nos aparecem caminhos alternativos aos que cultural e socialmente se espera. Essa voz prende-nos ao passado, a velhos modelos de comportamento, de relacionamento e de estilo de vida… É difícil acreditar em nós mesmas e na integridade da nossa busca, porque as dúvidas existem e aparecem sempre. Mas nesta etapa também surgem aliados: a esperança e a perseverança, mesmo quando experimentamos dor ou vazio. A resistência e o medo têm de ser superados.

Alice trava a sua batalha, uma batalha que lhe exige muito e que a torna consciente da sua própria força levando-a a comprometer-se com a vida através da responsabilidade eautonomia representadas no arquétipo da Rainha. Aconselho-vos a ver o filme “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton para compreender o padrão da jornada interior das mulheres, tão igualmente válida para os homens também . . .

“Imaginar a outra verdade por realidade,
e a torna-la verdadeira,
é que é difícil, muito difícil!”  
Alice Valente

Também deixo outra sugestão : a primeira edição de “Cadernos de Estímulos- Desafio: Cria-te!”, apresenta uma proposta criativa para conhecer os monstros que formam o exercito da Rainha Vermelha, esses monstros históricos que são os pilares das nossas crenças negativas básicas e reconhecer os aliados, os defensores da Rainha Branca, aqueles que motivam e protegem a tua criatividade(cria-vida).
“Avança com confiança em direcção aos teus sonhos! Vive a vida que imaginas-te. A medida que simplificas a tua vida, as leis do universo se simplificam também.” Henry David Thoreau


 ”Cada vez que dizemos “seja” em qualquer das suas formas, algo acontece.” Stella Terrill Mann

Para ter mais informação ou adquir “Caderno de Estimulos nº1” escrever parajardineriahumana@gmail.com


abraçO Raiz
Aida Suárez
©JardineriaHumana, 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata pelo teu comentário