Sororidade


O lugar da mulher é de mãos dadas com todas as mulheres em qualquer lugar.

“A aliança de compromisso entre as mulheres é tão importante quanto a luta contra outros actos de opressão e de criar espaços onde as mulheres podem implantar novas possibilidades de vida." Marcela Lagarde

O conceito de irmandade feminina, Sororidade (sororidade, sororité, do latín sor que significa irmã. Em italiano sororitá e em ingles sisterhood.) palpita no meu coração e sinto como actualmente surge como uma “nova” experiencia cada vez mais intuitiva e cooperativa e isso faz-me sentir que tudo aos poucos regressa ao seu lugar… ao seu lar pelas mãos das mulheres que materializam este conceito em acções concretas.

«Lugar da mulher é de mãos dadas com todas as mulheres em qualquer lugar... E através dessa rede de amor e solidariedade criar um novo modelo social de Vida, Harmonia e Paz para todos as mulheres, as pessoas, a Humanidade, todos os seres vivos e a Natureza... . . . . . . . UMA ENERGIA DE LUZ... DE BEM COM A VIDA...»

Sororidade, irmandade entre mulheres… intuir-se como iguais que devem voltar a dar as mãos… aliar-se, partilhar e principalmente mudar (e mudar-se) a sua própria realidade como mulheres e libertar-se das diferentes opressões a que foram sujeitas e por conseguinte mudar o mundo.

Abraçar a Sororidade/irmandade entre as mulheres e assumir uma aliança, um compromisso de lealdade feminina é um caminho armadilhado, somos mulheres criadas pelo patriarcado por isso, crescemos com a ideia (consciente ou inconsciente) de que somos inimigas, rivais por isso é difícil estabelecer uma amizade que pretende que criemos juntas uma relação que nos permite vernos na outra mulher, onde a outra é alguém com quem podemos aprender, alguém a quem podemos ensinar, alguém que nos acompanha e que acompanhamos, construindo lado a lado.

Numa relação de Sororidade, somos espelhos umas das outras, o que nos permite reconhecermo-nos na outra, sentir-nos apoiadas e compreendidas na outra. Recuperar este sentido de irmandade feminino permite-nos destruir esta falsa rivalidade entre mulheres que nos venderam.
Construamos juntas uma nova forma de nos relacionar umas com as outras, alimentemos relações de confiança, fidelidade, lealdade, apoio e RECOCNHECIMENTO com outras mulheres, só assim conseguiremos mudar as relações humanas e o mundo. Reconhecer-nos umas a outras como iguais respeitando que somos diversas e diferentes.

A quem recorremos quando nos sentimos tristes ou quando queremos partilhar alegrias? A quem preguntamos o que fazer ou tomar quando nos dói alguma coisa? A quem revelamos os nossos segredos? Com quem falamos de amor, de sexo, com quem choramos, com quem partilhamos sensações da nossa gravidez, a quem confiamos os nossos filhos/as, etc?

Para terminar, gostaria de deixar umas palavras de Marcela Lagarde, chamando à construção da Sororidade entre mulheres: “aliarmo-nos as mulheres não para pensar igual, mas para pensar; não para actuar em uníssono mas na mesma direcção…”

abraçO raiz
Aida

Gostou das expressões e frases contidas neste blog, se for usar, cite a fonte, Obrigada!
Licença Creative Commons

5 comentários:

  1. muito legal!! pq n consigo copiar??

    ResponderEliminar
  2. Uma pena que não possamos copiar parte do texto para chamar atenção do conteúdo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07:54

    Parece um machismo disfarçado. Não há confiança entre as mulheres, lealdade? precisa de um movimento para que isso aconteça?
    Sororidade?
    Sororité?
    Sororita?
    Enfim, me respondam, por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se reconhecimento e representatividade linguística. Por exemplo: para se referir à "humanidade" usa-se o verbete "homem", excluindo a possibilidade da mulher se reconhecer e se ver representada ali naquela palavra. Além disso, Sororidade não é um movimento. O termo surge porque o coletivo de "irmandade" remete ao coletivo "homem"

      Eliminar
  4. Fiquei pensando, refletindo aqui comigo mesma... teus questionamentos contem a resposta e a prova do quanto é necessário se falar de sororidade, nós mulheres precisamos de empoderamento, que somente com a consciência do histórico patriarcado opressor e a cultura machista na qual fomos educadas e subjugadas construção possível no coletivo. Sabemos como fomos educadas, sendo treinadas nessa cultura com a ideia de que somos rivais, inimigas, "não gosto dela porque ela é puta", "aquela outra porque roubou meu namorado, etc.

    ResponderEliminar

Grata pelo teu comentário