O meu 31º Renascimento...

Renascendo com as minhas Luas
A minha experiência com o livro “Ludmilas y sus Lunas” de Germana Martin

Seguindo a sugestão que a minha Madre-Osa deixa no seu livro “Ludmila y sus Luna”… celebrei o meu cumple-vidas permitindo que a minha mulher adulta vivenciara e re-valorizara o momento da minha Primeira Lua (menstruação). Levei uma semana a preparar este momento-celebração… Primeiro recebi da minha amada Germana o seu maravilhoso conto “Ludmila y sus Lunas”, embalei-o e senti que queria que fosse a minha mulher-adulta a conta-lo a minha mulher-menina e então gravei-o com a minha própria voz.
Na gravação segui todas as indicações que vêm no volume –Cuento para la Madre o Narradora. Cuidei de todos os detalhes e segui as indicações do volume – Guía para la Madre o Narradora.


De manhã, no dia do encontro-celebração (7 de Junho 2012, o meu 31º aniversário), a minha mulher-adulta acordou para preparar o lugar… para preparar coisas saborosas e naturais para saborear durante e depois do momento-celebração. Quando estava tudo preparado a minha mulher-adulta vestiu o seu vestido novo, arranjado para a ocasião e foi buscar a minha mulher-menina.

Fiquei em silêncio, sentindo o ritmo da minha respiração e acariciando suavemente as minhas mãos (é a minha forma de chamar por ela)…

E a minha mulher-menina chegou…

Juntas naquele quarto acolhedor, rodeadas de objectos que guardavam momentos, cheiros, sentires….
A voz da minha mulher-adulta começou a narrar à minha mulher-menina e esta abriu os olhos do coração com curiosidade, ambas disfrutaram do conto e dos momentos-experiencia que este lhes brindava.

Quando tudo terminou a senti que estávamos juntas as três a mulher-anciã, mulher-jovem, mulher-menina… que ambas habitam o meu corpo e que tudo o que vivi neste encontro-celebração… tudo o que senti… e tudo o que re-aprendi estava guardado no minha útera-coração guardado nesse profundo saber que é transmitido de mulher a mulher. Invadiu-me uma vontade de pintar palavras…

Mi cuerpo es Madre, así como o lo es la naturaleza…
Mi cuerpo es Hogar, así como lo es la Tierra.
Mi cuerpo es Morada, así como lo es el Universo.
Mi cuerpo es Patria, así como lo es el Mundo.
Mi cuerpo es Templo, así como lo es la Selva.
Mi cuerpo puede ser mi enemigo porque es mi maestro.
Mi cuerpo es silencio y el silencio es mi guia.
Mi cuerpo busca la disciplina flexible para aprender a vivir
Mi cuerpo es experiencia, así como lo son mis hermanas-mujeres
Mi cuerpo será mi obstáculo si lo ignoro pero será el trofeo cuando lo respeto
Mi cuerpo es mi sendero y mi caminar
Mi cuerpo es perfecto y atesora mi destino
Mi cuerpo es lucha y en la lucha esta mi despertar
Mi cuerpo es dificultad y la dificultad es mi estimulo
Mi cuerpo es dolor y el dolor es mi advertencia
Mi cuerpo es equilibrio y mi equilibrio es mi actitud
Mi cuerpo es paz y la paz es mi refugio
Mi cuerpo es felicidad y la felicidad es mi himno
Mi cuerpo es verdad y la verdad es mi desafío.
Yo soy mi cuerpo.
©Aida -07-06-2012

Pode parecer estranho na era da informação dizer que quando uma menina começa a menstruar, muitas vezes esse momento pode resultar complicado de explicar para uma mãe ou embaraçoso de enfrentar pela jovem e pela mãe mas o certo é que acontece. Acontece mais do que aquilo que pensamos. Por outro lado, sinto que na era do culto do corpo, na valorização dos bens materiais as meninas vivenciam este momento de forma desconectada, talvez porque se parte do princípio que hoje a informação é mais do que muita, que na escola se fala de sexualidade e dos processos biológicos do corpo humano, talvez por isso as mulheres delegamos na mãos de terceiros algo que nos pertence e que não devíamos descuidar, o nosso corpo e os nossos ciclos…

Os Mistérios do Sangue sempre foram transmitidos de mães a filhas e sinto que nos dias de hoje se perdeu o cuidado em fazer deste momento, da Menarca, um momento-ritual, um momento de celebração… Muitas mulheres-mães não sabem como recuperar este momento-ritual e torna-lo único na vida das suas filhas, “Ludmila y sus Lunas” pode ajuda-las a RECORDAR como as nossas antepassadas nos guiavam nos Mistérios da Vida. Animo a todas as mães a terem a sua Ludmila e a oferecem-na as suas filhas quando estas recebam a sua primeira Lua.

Eu adoptei a proposta a mim mesma, a minha realidade, não tenho filhas (nem filhos) mas senti que a minha menina-mulher merecia ouvir este conto… Podia pedir a minha mãe para me acompanhar neste re-visitar vermelho ou a uma amiga muito próxima mas senti que devia ser eu, que devia ser a minha mãe interna a contar a minha criança interna… é o que fazia/faz sentido neste momento para mim… mas cada mulher tem o seu caminho. Não tive um experiencia traumática do momento em que recebi a minha primeira Lua pelo contrario mas também não tive uma celebração especial só para mim… por isso ofereci-me de presente neste meu 31º renascimento esta celebração e como vos contei mais acima optei por contar o conto a mim mesma e a experiencia foi intensa e emotiva… a menstruação é um rito iniciático que coincide com sintoma fisiológico da maturidade sexual, significa a ruptura…o afastamento da menina do seu mundo familiar para amadurecer como ser Espiritual e Individual. E foi muito bom… a certa altura senti que aminha voz-narradora era a voz da minha mãe… da minha avó… da minha bisavó… a voz de todas essas Sabias Mulheres Anciãs, Maduras que guardam os Segredos da Espiritualidade, da Sexualidade e da Fertilidade. Foi uma experiência reveladora e re-iniciática… O conto tem momentos intensos que vão Revelando a Sacralidade da Mulher.
Na companhia de “Ludmila y sus Lunas” restaurei o meu momento vermelho, me permiti ter o meu ritual onde a minha menina se transforma em jovem mulher e assume o seu modo específico de SER, esse momento onde assume transformar-se em Criadora e ao mesmo tempo, aprende as suas responsabilidades face a sociedade e ao Cosmos… Este momento-ritual que construi com ajuda deste maravilhoso livro permitiu-me nutrir a minha Conexão Mística com a Lua, com a Natureza, com o meu Corpo, com a Vida. 

Sou uma Mulher Lua.  



A minha menina interior amou este momento-celebração ... amou o conto "Ludmila y sus Lunas" e estou certa que as vossas meninas-interiores ou as vossas filhas vão adorar.

abraçO de Luna renacida
Aida©2012

Conhece a autora de "Ludmila y sus Lunas" : Germana Martin


1 comentário:

  1. Amei!
    Permites que use este exemplo maravilhoso de como se pode fazer um trabalho incrível e transformador com a criança interior?

    ResponderEliminar

Grata pelo teu comentário